Cursos Técnicos

Tudo que você precisa saber sobre cursos técnicos: entenda a diferença entre os diversos tipos, método de ingresso, carga horária, avaliações, características dos cursos e encontre a opção ideal para você.




O que é curso técnico?

O curso técnico capacita os alunos para atividades técnicas do setor produtivo. O conteúdo do curso combina conhecimentos teóricos e práticos e, geralmente, é relacionado a profissões específicas. É possível se formar nesta categoria durante ou após o Ensino Médio.



Entenda os cursos técnicos

Os cursos técnicos não são como os cursos de faculdade. Eles são uma categoria especial do Sistema de Ensino Brasileiro. O objetivo dos cursos técnicos é formar pessoas para o mercado de trabalho,, ao contrário das universidades, que são voltadas para os estudos acadêmicos.



Tipos de curso técnico

No Brasil, há três tipos de curso técnico: técnico integrado, técnico externo ou concomitante e técnico profissionalizante ou subsequente.


  1. Curso Técnico Integrado
  2. Combina Ensino Médio e Ensino Técnico-Profissionalizante. Pode ser feito logo depois do Ensino Fundamental ou após o primeiro ano do Ensino Médio. Ao se formar, o aluno recebe um certificado de conclusão do Ensino Médio e o diploma na formação técnica escolhida.

  3. Curso Técnico Externo ou Concomitante
  4. É separado do Ensino Médio, mas feito ao mesmo tempo; exemplo: o estudante cursa o técnico de manhã, em uma instituição, e o Ensino Médio à tarde, em outra instituição. O aluno pode iniciar este modelo após o primeiro ano do Ensino Médio. Neste caso, ao se formar, também recebe um certificado de conclusão do Ensino Médio e o diploma na formação técnica escolhida.

  5. Curso Técnico Profissionalizante ou Subsequente
  6. Destinado a quem já concluiu o Ensino Médio. É focado na formação para o mercado de trabalho e é mais rápido que um curso de graduação. Ao concluir o curso, o aluno recebe um diploma de técnico de nível médio.




Técnico ou tecnólogo?

Os cursos técnicos não são iguais aos tecnólogos. O técnico é de nível médio e o tecnólogo é de nível superior.



Quais são as áreas dos cursos técnicos?

Segundo o Ministério da Educação (MEC), os cursos técnicos são divididos nas seguintes áreas:

  1. Ambiente, Saúde e Segurança
  2. Apoio Educacional
  3. Controle e Processos Industriais
  4. Gestão e Negócios
  5. Informação e Comunicação
  6. Militar
  7. Produção Alimentícia
  8. Informação e Comunicação
  9. Militar
  10. Produção Cultural e Design
  11. Produção Industrial
  12. Recursos Naturais
  13. Hospitalidade e Lazer




Como ingressar em um curso técnico

Para ingressar em um curso técnico, é preciso ter concluído, no mínimo, o Ensino Fundamental. Considerando isso, após escolher o curso de sua preferência, é necessário procurar as instituições que oferecem essa modalidade. Lembre-se de buscar por referências sobre as instituições e ter certeza de que elas são reconhecidas pelo MEC.

Outra maneira de iniciar um curso técnico é por meio do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Neste sistema, as instituições oferecem vagas gratuitas a alunos que tenham realizado o Enem. É possível concorrer às vagas duas vezes por ano.