Cursos Técnicos a Distância (EaD)

Tudo que você precisa saber sobre cursos técnicos: entenda a diferença entre os diversos tipos, método de ingresso, carga horária, avaliações, características dos cursos e encontre a opção ideal para você.




Como é um curso técnico EaD?

Um curso técnico EaD é bastante semelhante aqueles ministrados presencialmente, porém, como o próprio nome diz, a maioria das aulas (ou quase todas) é on-line. Depende da instituição de ensino definir como serão realizadas as atividades práticas do curso.

Sendo as aulas realizadas a distâncias, você não precisa se deslocar até a instituição de ensino, podendo fazer o seu próprio horário de estudo e acompanhando todo o conteúdo diretamente de uma plataforma online da própria escola. Nela você encontrará os materiais de apoio para leitura, sugestões de conteúdos, exercícios e conseguirá também tirar suas dúvidas com o professor, como se estivesse tendo uma aula tradicional presencialmente.

Ou seja, com um curso técnico a distância você tem mais flexibilidade na sua rotina, podendo estudar quando e de onde quiser. Além disso, podemos citar mais 5 vantagens que o estudante dessa modalidade tem:





  1. Aprender técnicas essenciais ao mercado de trabalho
  2. Fazer um curso técnico a distância traz ao aluno algumas características que são muito valiosas para os recrutadores na hora de escolher selecionar um candidato. Organização, responsabilidade, disciplina, determinação e proatividade são adjetivos comuns a quem faz esse tipo de aula - e isso não deixa de ser reconhecido na hora que você estiver procurando por um emprego.

  3. Ter menos gastos mensais
  4. O curso técnico a distância, assim como um curso de graduação ou pós-graduação EaD, também traz uma grande economia. Isso porque as opções de cursos nessa modalidade costumam ser mais baratas do que as presenciais. Além disso, o aluno também economiza com o deslocamento até a escola, refeição e material didático. Importante lembrar que a quantidade de aulas práticas presenciais são reduzidas e as matérias são disponibilizadas online.

  5. Conhecer mais pessoas da área
  6. Você já ouviu falar de networking? Esse é o nome que se dá à ação de conhecer outras pessoas no mesmo ambiente que você e que tenham os mesmos interesses que o seus. Com um curso técnico EaD isso também é possível! Você pode conversar com colegas e professores pelo chat da plataforma online, tirando dúvidas, conversando sobre as lições e matérias. Além disso, é possível trocar experiências sobre o mercado de trabalho e, quem sabe, conseguir indicação para uma vaga de emprego.

  7. Acessar o conteúdo mais facilmente
  8. Você consegue acessar o conteúdo das suas aulas de onde estiver pela plataforma online da escola. Isso também quer dizer que, além de poder ver e rever suas aulas quantas vezes quiser, você também terá acesso à biblioteca virtual da instituição de ensino, tendo contato direto com o material mais atualizado sobre aquilo que estiver estudando.

  9. Recursos práticos e interativos
  10. Para cumprir com as necessidades práticas dos cursos técnicos, as escolas costumam disponibilizar jogos e conteúdo interativo que permitem ao aluno ter mais contato com o que está aprendendo.




Fique atento na hora de escolher seu curso técnico EaD!

É bastante comum que as instituições de ensino peçam que o estudante compareça algumas vezes ao polo para realizar alguma atividade prática ou provas. Esses encontros podem chegar a até quatro vezes mensais. Por esse motivo, não deixe de levar em conta a localidade da instituição escolhida.



Quanto custa um curso técnico EaD?

Cada escola, quando particular, costuma cobrar preços variados por seus cursos. É necessário verificar junto à instituição quais são as opções disponíveis e quanto é cobrado por aquela que melhor se encaixar nos seus planos profissionais.

Um curso técnico a distância em Enfermagem - que é um dos mais procurados - costuma custar cerca de R$ 380,00 por mês. Já um curso técnico em Edificações, por exemplo, é facilmente encontrado com uma mensalidade média de R$ 2 mil.

É possível, porém, conseguir bolsas de estudo para realizar o seu curso técnico. Uma ótima opção é ficar de olho nas vagas abertas no site do Quero Bolsa, o qual garante que você tenha o seu desconto até finalizar os seus estudos.




Como escolher um curso técnico EaD?

Antes de escolher o seu curso técnico EaD, é necessário levar alguns pontos em consideração. Dessa forma, você não terá surpresas desagradáveis ao longo do curso e poderá conseguir o seu certificado sem nenhum problema. Confira abaixo algumas dicas:

  1. A escola é reconhecida pelo MEC?
  2. Como o curso pode agregar para o seu ensino e como ele ajudará na hora de encontrar um emprego?
  3. Qual é a mensalidade do curso (e se ela realmente cabe no seu bolso)?
  4. Se a escola disponibiliza uma plataforma online onde você pode ter acesso às aulas, bem como ter contato com os professores e outros alunos;
  5. Qual é o tempo de duração do curso?
  6. Se a instituição de ensino exige encontros presenciais em seu campus mensal ou semestralmente;
  7. Como são feitas as provas de seu curso (virtual ou presencialmente)?